- 17/12/2018
- Posted by: Jucy Pantoja
- Category: Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, apresentou um balanço das medidas de combate às mudanças climáticas implementadas pelo Brasil. O discurso foi feito nesta quarta-feira (12), no primeiro dia da Conferência do Clima (COP-24), realizada em Katowice, na Polônia.
Entre outras conquistas, Duarte destacou a criação de 94 milhões de hectares de unidades de conservação, os avanços do Cadastro Ambiental Rural (CAR) – que já conta com mais de cinco milhões de propriedades registradas –, os investimentos no programa de Agricultura de Baixo Carbono e a redução no desmatamento da Amazônia. “Estamos nos distanciando de padrões de produção e consumo insustentáveis e encontrando processos equilibrados para responder à crescente demanda por alimentos e energia sustentáveis”, ressaltou o ministro.
Duarte também salientou que 43% da matriz energética brasileira é composta por energias renováveis. O índice está muito próximo da meta assumida pelo Brasil para 2030, de 45%. Ele também explicou que as fontes renováveis já são responsáveis 80% da matriz elétrica.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente