- 07/02/2018
- Posted by: Jucy Pantoja
- Category: Meio Ambiente

A Polícia Federal apreendeu trezentas toneladas de madeira ilegal em embarcação no Rio Solimões. Toda essa madeira está avaliada em mais de R$ 2 milhões. A carga transportada ilegalmente vinha de Novo Aripuanã, sul do Amazonas, e foi apreendida nas proximidades da Manaus na madrugada desta segunda-feira (29).
O dono da embarcação foi preso pelo IBAMA. Cinco homens que estavam na embarcação foram detidos e levados para a sede da Polícia Federal e um foi autuado em flagrante. Além da madeira, uma tonelada de carvão com documentação irregular também foi apreendida e dois tracajás – uma espécie de tartaruga em extinção – que seriam consumidos pela tripulação.
O material apreendido ainda deve ser periciado. De acordo com a Polícia Federal, as investigações serão mantidas para identificar os envolvidos pela compra e venda da madeira. O Ministério Público Federal recomendou maior fiscalização do transporte de madeira no Amazonas.
Há mais de um mês, a Polícia Federal e o IBAMA realizam a Operação Arquimedes, nos portos de Manaus. O objetivo é interromper o fluxo do transporte clandestino de madeira extraída ilegalmente da floresta amazônica e destinada a grandes comerciantes madeireiros no Brasil, na Europa e Estados Unidos.