- 18/12/2017
- Posted by: Jucy Pantoja
- Category: Meio Ambiente

Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) de Palmas, desde 2013, faz o reaproveitamento do material orgânico que seria descartado após serviços de poda e galhadas no Centro de Compostagem do município.
Além de abastecer os produtores, esse adubo é utilizado nas praças e parques da região, o que permite melhor preparo e manutenção do solo, contribuindo com a preservação das áreas verdes da cidade. Para falar mais sobre o projeto, o programa conversou com o secretário de Desenvolvimento Rural do TO, Roberto Sahium, que explica como o processo funciona.
“Nós atendemos na agricultura urbana 21 hortas comunitárias com 540 famílias beneficiadas. Agora, estamos com uma campanha fiscalizando os ossos que são escarnados do gado e são deixados na beira da estrada. Transforma em farinha de osso, que é rica em cálcio e fósforo. Também estamos pegando as cinzas que são queimadas nas fábricas de tijolos. Com isso, fabricamos mais adubo orgânico. O Brasil gasta bilhões por ano exportando adubo NTK e nós temos aí fonte, através do lixo, das podas. Quantas cidades não têm esse material que vai para o aterro?”, destaca o secretário.